Diferente dos anos anteriores, o Encontro Nacional de Seconcis (ENSE) aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de outubro, com a presença virtual de representantes das áreas técnicas e das diretorias dos Serviços Sociais da Construção no país. Atualmente, está em funcionamento 15 entidades que prestam serviços nas áreas de medicina, odontologia, segurança do trabalho, educação e auxiliam as empresas na gestão e manutenção de questões relacionadas as áreas citadas. O evento contou com um público de participantes, somando todas as reuniões, de 127 pessoas durante as transmissões online.
No primeiro dia de evento, foi a vez da segurança do trabalho se reunir para discutir o andamento das áreas em seus respectivos locais e também como está o funcionamento das entidades durante a pandemia. Além disso, a coordenadora de segurança do trabalho do Seconci-MG, Andréia Kaucher, ministrou palestra com para falar sobre o Programa de Gestão de Riscos (PGR) que vai substituir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), a partir de março de 2021.
Como não poderia deixar de ser, as áreas de medicina e de odontologia trataram sobre os atendimentos e protocolos de segurança durante a pandemia e o retorno com o cumprimento das orientações das autoridades. Assim como as assessorias de comunicação e os departamentos de serviço social, que se reuniram pela primeira vez, para falar sobre as ações e divulgação das entidades durante este ano atípico.
Nesta sexta-feira, 23 de outubro, foi a vez das gerências executivas e das diretorias se reunirem. O encontro dos gestores aconteceu das 9h às 12h e, em comum, os Seconcis relataram a grande procura pelas empresas para orientações e atendimentos específicos relacionados à pandemia. “Como já foi citado, e está acontecendo em outras regiões, Brasília está aquecida. Estamos com muita procura pelos serviços que oferecemos. Além disso, ressalto a grande importância dessa nova realidade como estamos agora realizando esse evento por meio de videoconferência”, explicou o presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães.
Para o presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro de Araújo, a pandemia serviu para mostrar a importância da atuação e dos serviços prestados pelos Seconcis. “Com tudo que aconteceu, a pandemia deixou uma grande oportunidade para mostrar quem nós somos e o que nós fazemos. Como negócio, foi uma oportunidade para atuarmos ainda mais juntos às construtoras”, ressaltou Araújo.
Para a superintendente do Seconci Manaus, Alair Paula, as experiências discutidas por conta da Pandemia indica novas ações a serem adaptadas. “Noções de enfrentamento a situações atípicas como a Pandemia de Covid-19 são ferramentas que valorizam o fortalecimento da rede, gerando um suporte para os Seconci’s superarem as dificuldades”, acrescenta.
Além de assuntos gerais, os participantes falaram sobre assuntos técnicos e de interesse de todos como a gestão das entidades, os desafios atuais e os próximos desafios a serem enfrentados.
Texto: Assessoria de comunicação – Seconci Brasil