Sinduscon-AM celebra 40 anos com palestras sobre inovação e perspectivas na construção

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) vai promover um evento em alusão aos 40 anos da entidade, no dia 25 deste mês. A programação reunirá homenagens e duas palestras. O evento deve contar com a presença de autoridades, empresários, representantes de entidades e profissionais da área da construção.
O SINDUSCON-AM surgiu a partir da Associação Profissional das Indústrias da Construção Civil de Manaus, registrada no dia 4 de outubro de 1978. No dia 25 de junho 1979, a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho como ‘sindicato’.
Frank Souza – Presidente do Sinduscon-AM
De acordo com o presidente do SINDUSCON-AM, Frank Souza, o sindicato tem contribuído com o Estado, ao longo das quatro décadas de atuação. “Eu diria que 80% das empresas que mais realizaram trabalho no Amazonas foram ou são associadas do SINDUSCON-AM, e muito contribuíram para o desenvolvimento desse Estado, na execução de obras, nas mais diversas finalidades: comerciais, industriais, de saneamento básico, infraestrutura. A construção civil é um dos grandes geradores de emprego. Esse seria o principal aspecto. O outro seria a melhora da economia, através do aumento do recolhimento de vários impostos que são ligados à construção”, afirmou.
Roberto Medeiros
O evento que celebra os 40 anos do sindicato vai contar com uma palestra sobre inovação, que será ministrada por Roberto de Medeiros Junior, especialista em Desenvolvimento Industrial no SENAI Departamento Nacional (DN). Durante a palestra ‘Indústria 4.0 e Impacto na Produtividade da Construção Civil’, Medeiros abordará como o segmento está inserido nesse movimento.
“Diversos experts estão apontando que estamos vivendo um momento único da história, de inflexão. Alguns chamam de Indústria 4.0, outros indústria avançada, internet industrial. Mas, de fato, o que conecta e deixa todos no mesmo patamar de informação é que esse momento é de conectividade, em que o comportamento do consumidor está mudando muito rapidamente e as tecnologias habilitadoras estão muito acessíveis, desde a Internet das Coisas, da Big Data e inteligência artificial. A grande pergunta é: como converter isso em produtividade? Todos os setores estão questionando isso, e na construção civil não é diferente. Como é que, com essa mudança de comportamento, a gente pode agregar essas questões da Indústria 4.0 e gerar valor para a construção civil?, destaca.
Já Guilherme Werner, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School, vai palestrar sobre ‘Mercado Imobiliário: o que pensa o consumidor de hoje e quais os caminhos para a mudança’. “Vamos mostrar o que temos visto de tendências nas mudanças da moradia: desde de digitalização da moradia; o que o novo comprador de imóvel quer; qual é o perfil das famílias que têm adquirido imóvel hoje; o que está mudando para os novos imóveis na década que se aproxima”, adiantou.
Guilherme Werner
O evento será realizado no dia 25 de junho, das 17h às 21h, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), na Avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro de Manaus.